W Notícias

11 tendências de e-commerce que você nunca vai abandonar

Hoje em dia, o investimento nas tendências do e-commerce está se tornando padrão no mercado.

De fato, em plena nova era digital, tornou-se quase que obrigatório marcar presença na web com lojas virtuais otimizadas para uma boa experiência de compra e ter mais oportunidades de negócios.

Inclusive, cabe ressaltar que esse tipo de comércio é mais bem controlado e tem custo menor que o comércio tradicional.

Além de apostar na facilidade e praticidade, os compradores online apreciam pegar suas compras e recebê-las em casa alguns dias depois.

Conheça as principais tendências do comércio eletrônico e entenda porque adotá-las faz toda a diferença para o sucesso do empreendimento.

O que é um e-commerce?

O e-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, nada mais é do que um negócio baseado na compra e venda pela internet.

Portanto, é característico desse tipo de negócio que todas as transações comerciais sejam feitas por meio de ferramentas online.

É interessante destacar que, para além da compra e venda digitais, o e-commerce também se caracteriza pela prestação de serviço online.

Dessa forma, uma agência de intercâmbio em sp posicionada na web pode automatizar desde o atendimento ao cliente até a gestão de estoque e finanças.

11 tendências de e-commerce da atualidade

Para aproveitar esse cenário de alta do varejo online e aumentar suas vendas no próximo ano, é fundamental se manter atualizado com as principais novidades e estratégias do mercado. 

Neste conteúdo, separamos as principais tendências do e-commerce para você conhecer e planejar estrategicamente os próximos passos do seu negócio.

  1. Estratégias multiplataformas

Embora o varejo omnichannel tenha sido uma tendência de e-commerce nos últimos anos, ele se consagrou de forma mais efetiva após a pandemia, quando muitas lojas físicas tiveram que fechar e começar a vender online.

Desde então, muitas estratégias multiplataformas tornaram-se populares entre os consumidores, trazendo mais conveniência e flexibilidade à experiência de compra de laje protendida.

Mesmo com a retomada do comércio físico, após a flexibilização das medidas de isolamento social, essa tendência se manterá nos próximos anos.

Em outras palavras, o comércio eletrônico deve ser implantado para fornecer uma experiência flexível e integrada em todos os canais de vendas, de modo que os clientes possam escolher o modelo de compra com o qual mais se identificam e a marca possa alcançar públicos mais amplos.

  1. Marketing de influenciadores

Com a onipresença das mídias sociais, surge uma nova oportunidade de humanizar marcas a partir da imagem dos influenciadores digitais.

As marcas têm capitalizado nesse cenário por meio do marketing de influenciadores, estratégia que promete se manter como tendência de mercado nos próximos anos.

A ideia é impulsionar ações colaborativas com os influenciadores mais relevantes para o público-alvo da empresa.

Com isso, é possível aumentar a visibilidade do e-commerce de portão de alambrado, ganhar credibilidade junto ao público e conquistar novos clientes.

  1. Conteúdo de vídeo

Não há como negar, o vídeo é o formato da vez! Com a popularidade do TikTok e a transformação do Instagram em uma plataforma dedicada ao vídeo, é um tipo de conteúdo obrigatório em seu plano de marketing.

Nessa tendência, destacamos também a estratégia de live commerce, ou seja, a realização de transmissões ao vivo para estreitar o relacionamento com o público e gerar vendas diferenciadas.

Várias marcas, de grandes a pequenas empresas de reformas residenciais, e os mais diversos segmentos, começaram a adotar essa técnica de venda, especialmente em torno de datas comemorativas como a Black Friday.

  1. Realidade virtual e realidade aumentada

Quando falamos de e-commerce, é preciso estar atento às principais inovações tecnológicas, e a realidade aumentada é uma delas.

Em resumo, esse tipo de realidade virtual, que recentemente se tornou alvo de debates sobre tecnologia, pode promover uma experiência mais completa para os clientes, principalmente para criar conexões sensoriais e experiências imersivas.

Por esse motivo, cada vez mais grandes investidores de e-commerce estão prestando atenção e investindo para ampliar essa tecnologia e proporcionar experiências imersivas a seus clientes.

  1. Precificação dinâmica

Os preços dinâmicos fazem parte de uma ótima estratégia de precificação para otimizar a saúde financeira da manutenção de elevadores mantendo os interesses dos consumidores em mente.

Aplicativos de transporte como Uber e 99 são um ótimo exemplo de preços dinâmicos. Quando a demanda é maior e há menos motoristas, os preços sobem.

Tarifas mais atrativas para os motoristas pode fazer com que muitos deles pareçam estar trabalhando no momento, conseguindo cobrir todas as necessidades existentes.

Além disso, as plataformas que seguem esses preços também ganharam muito espaço no mercado. Afinal, os consumidores querem entender que tipo de ação eles fariam se comprassem um determinado produto agora ou se quisessem esperar.

  1. Inteligência artificial e Big Data

Personalização é tudo! A razão pela qual as pessoas estão gastando cada vez mais tempo nas redes sociais é bastante simples: o algoritmo sabe do que gostamos e, portanto, consegue chamar nossa atenção.

O próprio Google anunciou que em breve os resultados de pesquisa serão personalizados para cada usuário com base em seus interesses específicos.

As marcas que passam a oferecer serviços personalizados vão se destacar no mercado e ficar na memória dos usuários.

Deste modo, acompanhar o comportamento do usuário na página dos projetos de arquitetura e fornecer interações baseadas nisso pode ser um fator diferenciador para o sucesso da sua loja também, qualificando ainda mais as interações. 

  1. Social Commerce

As redes sociais já estão presentes no nosso dia a dia e sabemos o quanto é importante uma marca estar presente nesses canais para se conectar com todos.

Por exemplo, com o crescente número de usuários no Instagram, Facebook e WhatsApp, há uma grande tendência de que as vendas online também ocorram cada vez mais por meio desses canais.

Ou seja, sem precisar acessar o e-commerce para finalizar a compra.

Os links de pagamento ou até mesmo o WhatsApp Pay se tornarão ainda mais populares para uma experiência de compra mais rápida e fácil.

  1. Chatbots

Os chatbots estão em voga há algum tempo e, a cada grande evento de negócios, eles se tornam cada vez mais essenciais e qualificados.

Essa ferramenta se mostra essencial pois cada vez mais pessoas fazem compras e solicitam suporte para entender qual produto mais precisam ou especificidades que atenderão adequadamente as necessidades. 

Ou seja, quando precisam de uma solução rápida para suas dúvidas, o chat possibilita atendê-los rapidamente e com qualidade, mesmo fora do horário comercial.

A disponibilidade de chatbots 24 horas por dia, 7 dias por semana é um grande atrativo.

Embora você possa ligar para um atendente humano, é uma boa ideia reduzir o tráfego o máximo possível, tanto para evitar a fadiga de sua equipe quanto para criar uma experiência mais agradável para o cliente.

  1. Opções de pagamento adicionais

Uma das principais preocupações do consumidor quando se trata de pagamentos online é a segurança.

Hoje é possível manter os dados em um ambiente seguro nas plataformas de pagamento.

Quando se trata de venda de serviços e/ou produtos, são necessárias diversas formas e prazos de pagamento, bem como garantias e certificados de segurança.

O processo é parte fundamental da compra, e quanto mais segurança e conveniência, mais chances de fidelizar o público.

Lembre-se que preencher cadastros longos e cansativos pode afastar os potenciais clientes. Assim, é importante compreender as informações cruciais para cadastro e facilitar o check-out para reter os usuários.

Além disso, novos recursos podem ser utilizados para acelerar o processo de pagamento, como:

  • PIX;
  • Código QR;
  • WhatsApp Pay;
  • PicPay.

Ter opções de pagamento adicionais é uma obrigação no âmbito digital, pois garante uma experiência entre os diferentes canais de pagamento, mesclando o físico com o digital, comprando e recebendo em um clique, qualificando o processo para todos os envolvidos.

  1. Práticas sustentáveis

Os consumidores estão fazendo escolhas mais conscientes em relação a produtos ou serviços de gestão de condomínios.

Entender como as pessoas consomem e como os potenciais clientes veem sua marca faz parte da estratégia de muitas empresas que buscam crescer no mercado.

Com isso, marcas que ainda não sabem como se tornar mais sustentáveis ​​precisam analisar e planejar essa mudança – e torná-la um diferencial competitivo.

Um ponto muito positivo é que não são necessários grandes investimentos. É possível começar diminuindo o consumo de papel ou trocando embalagens plásticas por invólucros menos poluentes. 

  1. Recommerce

O recommerce envolve a devolução de produtos usados ​​ao mercado para revenda. Embora essa abordagem não seja nova, ela está sendo cada vez mais buscada, principalmente na área de eletrônicos, eletrodomésticos e moda.

O objetivo final é a sustentabilidade, e algumas plataformas se adaptaram para absorver a oferta e a demanda de produtos usados.

Um bom exemplo é o Facebook Marketplace, que permite a venda de produtos usados ​​e, o Enjoei, que foi criado com o objetivo de permitir que as pessoas vendam itens de moda que não querem mais.

Essa é uma tendência do e-commerce, principalmente no pós-pandemia, por dois motivos principais: a sustentabilidade; e a instabilidade da economia brasileira no momento. 

Esses dois aspectos estão fazendo com que muitos consumidores procurem produtos de segunda mão.

E-commerce é o presente e o futuro

O ambiente digital se revela cada vez mais como a plataforma mais recomendada para completar negócios e fazer vendas.

Desde a comercialização de eletrodomésticos à administração de condomínios em São Paulo, as vantagens do comércio eletrônico são claras.

Mantenha-se informado e se adapte às tendências para ser sempre relevante!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.