W Notícias

Aparece mancha de óleo em rio Guaíaba, Porto Alegre

Uma mancha de óleo que apareceu no rio Guaíba no Cais Mauá, Porto Alegre, e causou preocupação na cidade. A identificação da mancha foi realizada na tarde de hoje, 31, sexta-feira. Depois do alerta, a mesma passou a ser monitorada pela equipe de Divisão do Meio Ambiente Fepam (Fundação Estadual para Proteção Ambiental).

Foi avaliado pela Fepam que há necessidade de isolar o local para retirada do óleo. As primeiras informações sobre a mancha indicam que a quantidade é pequena, o que reduz quaisquer chances de impactos ambientais. Devido as condições do clima na região, a mancha se dispersou nas águas.

De acordo com Rafel Volquindi, membro da equipe e engenheiro na Fepam, as informações foram recebidas pelas imagens aéreas realizadas do alto de um prédio, as quais mostravam a mancha de óleo no rio. Com ajuda da embarcação que pertence ao Corpo de Bombeiro, a Fepam realizou uma inspeção no rio. “Nossa intenção é fazer o possível para evitar o espalhamento da mancha e conseguir atuar em sua retirada, na medida do possível, sem causar qualquer impacto no meio ambiente”, disse ele.

A Fepam informou em nota que não conseguiram identificar o volume de óleo vazado, nem o local do qual teria saído. A fundação foi avisada sobre o caso e acionada pelo Suprg (Superintendência do Porto de Rio Grande) o qual é responsável pela administração do porto em Porto Alegre, chamando o corpo de bombeiro para auxilio na ação.