W Notícias

Feriado: Como deve funcionar o comércio, bancos e transporte em Porto Alegre

O feriado de Corpus Christi cai na quinta-feira e muitas pessoas vão aproveitar para emendar o feriado e curtir o final de semana. Mas, nem todos os serviços em Porto Alegre farão o mesmo, pois os municipais, federais e estaduais devem funcionar normalmente na sexta-feira.

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), as agências lotéricas, Sindicato de Agentes Lotéricos, Sincoergs (Comissário, Consignatário de RS) e correspondente bancários, deverão atuar normalmente, após o feriado, na sexta-feira.

As faturas e boletos bancários que tem como vencimento o dia 20 deste mês poderão ser pagos no dia 21, sem cobrança de juros. A prefeitura da capital realizará os serviços que são essenciais no regime de plantão no feriado. O expediente normal deve ser retomado na sexta-feira, 21.

Os hospitais e unidades de pronto atendimento funcionam durante as 24 horas durante o feriado, no entanto, as unidades básicas de saúde funcionam somente na sexta-feira, sendo iniciados os atendimentos a partir das 8:00 horas.

As linhas de ônibus deveram funcionar nos horários inclusos para tabela de feriado e finais de semana, de acordo com a EPTC, somente no feriado.

O DMLU (Departamento Municipal da Limpeza Urbana) realizará as coletas normalmente durante o feriado, além disso, os supermercados também devem funcionar. O comércio local atuará como o de costumo nos feriados, no entanto, não será o mesmo horário utilizado aos domingos. Shopping, cinemas e praças de alimentação, realizarão suas atividades normalmente.

Para quem precisa dos serviços da Ceasa, o horário de funcionamento será diferente, pois o mercado está fechado hoje, 19, mas deverá abrir amanhã no feriado.

As agências dos Correios também devem fechar amanhã, mas na sexta-feira, retornam com as atividades em horário normal. Os postos de atendimento da CEEE (Companhia Estadual da Energia Elétrica) funcionam do mesmo modo, não realizam serviços no feriado, mas reabrem na sexta. Caso necessite de atendimento, o mesmo poderá ser solicitado através do serviço de teleatendimento pelo telefone 0800 7212333.

Os intervalos dos trens nesse feriado devem seguir a tabela usada aos domingos e feriados, de acordo com a Trensurb.