W Notícias

Vacina da gripe estará aberta a população dia 3 de junho no RS

Rio Grande do Sul terá vacina contra gripe disponível para toda população no dia 3 de junho, próxima segunda-feira. O Ministério da Saúde prorrogou o prazo para vacinação e espera atender mais de 59 milhões de brasileiros.

Na Unidade Básica de Saúde do bairro Santana em Porto Alegre, o movimento foi intenso, pois o público prioritário estava no local esperando para ser vacinado. O mesmo aconteceu no Centro de Saúde Modelo que fica localizado no mesmo bairro.

A campanha de vacinação realizada até as 10:00 horas de hoje, 31 de maio, sexta-feira, mais de 430 mil pessoas foram imunizadas nos postos da Capital, o que equivale a cercar de 70% da população prioritária, a qual inclui crianças de 6 meses a 6 anos de idade, profissionais da saúde, gestantes, indígenas, idosos, puérperas, pessoas com comorbidade, funcionário de sistemas prisionais e presos.

A capital recebeu mais de 600 mil doses da vacina pelo Ministério de Saúde. Segundo o ministério, a estimativa é que sejam imunizadas ao menos 90% de mais de 607 mil pessoas de classificação prioritária. Da classificação apenas os professores, puérperas e indígenas foram imunizados mais do que se esperava. Entre doentes crônicos, crianças e gestantes, os índices foram muito baixos.

Pablo Stuner, secretário municipal de saúde, afirmou que é importante a busca pela imunização, pois é “através da vacinação que temos a prevenção contra o agravamento de casos que podem levar a morte por conta do vírus”, disse ele.

O Ministério constatou que nesta semana, até  o dia 29, quarta-feira, cerca de 45 milhões de brasileiros foram até postos em busca de vacinação, o equivalente a mais de 70% da população prioritária.

O Ministério da Saúde estipula que a meta a ser atendida é de ao menos 90% da população prioritária, composta por cerca de 60 milhões de brasileiros. Amazonas e Amapá tiveram o maior percentual, chegando a 94%. Os demais estados do país estão próximos, sendo Alagoas 85%, Espírito Santo 86%, Minas Gerais 87%, RJ 57%, Pernambuco 89%, SP 65% e Acre 64%.

A campanha permanece em todo o país com mais de 41 mil postos de vacinação e com mais de 196 mil pessoas participantes.