W Notícias

Frota elétrica de aluguel chegará a Porto Alegre em breve

Foto: por empresa KICK Ventures - sócia na startup de carros elétricos no Brasil

A cidade de Porto Alegre terá uma frota de aluguel com cerca de mil carros elétricos que será de pequeno porte para serem alugados através de aplicativo.

Segundo averiguações, o lançamento da frota será realizado por uma empresa multinacional, através de um evento que a mesma irá proporcionar para os formadores de opinião e imprensa ainda este mês no Hotel Deville, Porto Alegre.

Os veículos elétricos é uma inovação que trás benefícios para o meio ambiente e o nosso bolso, pois possuem um custo menor por Km rodado do que um táxi, por exemplo. Em muitas cidades européias e americanas esse tipo de veículo já é uma realidade, por incrível que pareça, há cerca de 10 anos.

Nos últimos anos, Porto Alegre já havia tentado adotar esse projeto, mas não obteve sucesso em suas tentativas.

A empresa MVM Technologies tentou em 2014 fazer a instalação de um eletroposto no Shopping Total para importar ao menos 20 veículos, a fim de serem destinados aos alunos e professores da UFRGS somente para travessia entre os campus. Mas, mesmo diante as diversas tentativas, o projeto ainda não fora atendido.

Nos anos de 2015 e 2017, alguns representantes de empresas como a BYD, uma grande empresa chinesa, circularam pela região metrópole de Porto Alegre com o intuito de prospectar o mercado para seus veículos como carros e ônibus elétricos. Chegaram a deixar alguns de seus modelos e6 com a EPTC para testá-los e possivelmente promover o compartilhamento. Mas, também não foi dessa vez.

Em 2017, por meio da EPTC, a prefeitura da cidade publicou uma espécie de edital de concessão para o serviço de compartilhamento dos automóveis abertos apenas às empresas privadas. Mas, ninguém demonstrou interesse.

Como podemos observar, nossa cidade nos últimos anos tem lançado diversas mudanças na mobilidade urbana, como o serviço de patinete e bicicleta compartilhada no sistema “pegue em qualquer lugar e deixe em qualquer lugar”. Por que não a vez dos carros?

Bastidores: Como sabemos disso?

Uma das maiores fontes de informação em nosso país são as redes sociais, no entanto, soubemos sobre rumores no WhatsApp.

No dia 30 abril, através de um canal do aplicativo Facebook, foi viralizado no WhatsApp um vídeo no qual uma pessoa sem identificação, informa que está prevista a chegada de 50 carros elétricos em Porto Alegre, sendo 30 deles destinados ao compartilhamento pelo aplicativo.

Ao receber o conteúdo, decidimos checar as informações para nos certificar de que era verídico. Acontece que o automóvel que aparece no vídeo pertence a um engenheiro (César Bressiani). O mesmo canal na rede social que postou o vídeo, já teria checado as informações, no entanto, a notícia foi informada em uma live que quase ninguém assistiu.

O diferencial no conteúdo compartilhado é o número do telefone do engenheiro que aparece no porta-malas do veículo. Não demorou a César ser contatado por diversas pessoas.

Na noite desse mesmo dia, a família do engenheiro se pronunciou para desfazer o mal entendido, informando que ele havia comprado o carro para revenda, a fim de se tornar um representante da marca, mas possui projetos de ampliar e estudar as opções.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.